quarta-feira, 17 de junho de 2009

O desmatamento no maior bioma do planeta

O maior bioma da Terra, que desempenha um grau de
importância de escala mundial está ameaçado pelo desmatamento. Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica, possui uma extensão de 5,5 milhões de quilômetros quadrados que abrange nove países.
Uma das principais características dessa floresta, é o perfeito equilíbrio do ecossistema, que vem sendo afetado pelo desmatamento ilegal e predatório. Tomando como exemplo o caso da Mata Atlântica, outro importante bioma brasileiro, em que é quase impossível recuperar a mata original, isto é, um caso quase que irreversível; seria inadmissível cometer o mesmo erro, entretanto vivemos em uma sociedade em que o consumo é prioridade, em que os fins justificam os meios.
A Amazônia é um dos poucos redutos do planeta onde ainda vivem povos humanos primitivos, que são vítimas de uma desenfreada exploração de uma sociedade que usufrue de um bem que não é seu por direito, e sim dos índios que lá viviam antes da chegada dessa sociedade de consumo.
Não é possível diante de tal situação, encontrar outra solução para a destruição do ecossistema que não seja a conscientização, que depende de uma educação ambiental dada às nossas crianças desde pequenas, para que no futuro seja possível reverter o quadro, pois o que é irreversível é o modo de pensar da sociedade em que vivemos.
A extração de madeira é uma das principais atividades econômicas exercidas nessa região.
Essa imensa floresta abriga o rio mais volumoso do mundo, o rio Amazonas, que nasce na cordilheira dos Andes e estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Extinção dos animais


Maior felino das Américas, a onça-pintada (Panthera onca) é parente próxima dos leões, tigres e leopardos. Seu habitat natural são as matas densas da Amazônia, as florestas tropicais e o Pantanal. A onça sofre com a caça ilegal e é uma espécie ameaçada de extinção na lista do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). A caça pela pele, a destruição de seus habitats, o isolamento populacional e o envenenamento por parte de pecuaristas têm contribuído para o declínio do número de onças em toda a América.

domingo, 14 de junho de 2009

Alvo de caça predatória nos rios da Amazônia, o peixe-boi é o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no país.